segunda-feira, 10 de junho de 2013

1ª Semana do Meio Ambiente do Poli - Imagens

Nos dias 3,4 e 5 foi realizada a 1ª Semana do Meio Ambiente do Poli (Escola Estadual João Pedro Nunes) com o cerimonial de abertura sendo realizando nas dependências do Ginásio Esportivo da escola na manhã da segunda-feira (3). A programação de palestras e oficinas durou até a quarta-feira (5), onde nestes dias buscou-se uma conscientização dos alunos ao expandir seus conhecimentos sobre diversos assuntos ligados ao Meio Ambiente.
Confira abaixo as imagens do evento (clique para ampliar).


1° DIA



Alunos lotaram a arquibancada para a abertura do evento:




Professora Jaqueline, organizadora do evento, com alunos do ensino médio e integrantes da comissão organizadora.


O aluno do terceiro ano Josiel Costa foi o mestre de cerimônias :


Diversos professores da escola prestigiaram o evento: 


Mesa das autoridades foi composta por representantes da escola, da Unipampa e da Prefeitura Municipal: 


Execução do Hino Nacional e Hino Rio-Grandense:


 Doutor Valdir Stefenon coordenador do campus da Unipampa em São Gabriel após a abertura do evento iniciou sua palestra com o tema ''Meio Ambiente : Pesquisa e Éitca'':




Alunos lotaram o auditório da escola para a primeira palestra: 


 Após vieram as palestras de Camila Lobe e Rafael Matielo integrantes do grupo de pesquisa do Dr. Valdir Stefenon tratando sobre ''Importância da Polinização'' e ''Bioma Pampa'', respectivamente.



No início da tarde foi a vez da biólogo Litiele Cezar da Cruz falar sobre a ''Qualidade e identidade do mel do Pampa e seus benefícios a saúde'':



Primeira oficina realizada na segunda-feira foi a de Agroecologia com Francis Zanella. 


 Os participantes desta oficina então puderam visitar a Chácara das Flores, onde o proprietário Eduardo Abib que mantém a pequena propriedade de forma sustentável fez o uso da palavra.



Foi exemplificado o uso de cobertura verde para diminuir o calor e o de minhocas para melhoramento do solo.




Na propriedade ainda são cultivadas flores para o comércio.



Casa ecológica conta com telhado verde e aquecedor solar, melhorando o conforto térmico e diminuindo o gasto de energia elétrica. A residência ainda foi construída sem o uso de ferro ou cimento, somente com terra.






2° DIA


Na manhã de terça-feira o zootecnista José Galdir palestrou sobre a importância da polinização e das abelhas na produção de alimentos.



 Ainda na manhã da terça-feira  foi feita na Rádio Batovi a divulgação da 1ª Semana do Meio Ambiente do Poli. A professora Jaqueline Pinto e o aluno Murilo Lopes foram entrevistados no programa do radialista Adão Santana.





No período da tarde o presidente da Cooapampa Aldo Machado palestrou sobre o ''Manejo das Colmeias de Apis mellifera''




3° DIA


No período da manhã o Engenheiro Florestal Décio Oscar Cardoso falou sobre as implicações do novo Código Florestal no Meio Ambiente.



A aluna Josiane Moreira fez a entrega do presente ao palestrante:



Após a palestra foram realizadas as oficinas. Fernanda Gallon ministrou a oficina de Puf de Pet.




O aluno Laisom Medina ministrou a oficina de Anuros, que tratou até sobre a peçonha de algumas espécies.



Alunos e professores presentes na oficina de Anuros:



Já a oficina da Formação do Bioma Pampa foi ministrada por Francis Zanella que tratou da evolução do bioma até os dias atuais.




Coube ao biólogo Douglas Santos tratar sobre ''Artrópodes peçonhentos de interesse médico'', inclusive com a apresentação de alguns animais das espécie citadas.





Biólogo Douglas Santos com a Professora Jaqueline e alunos que participaram da oficina:




 Alunos dos terceiros anos integrantes da comissão organizadora e Professora Maria Baldez:


Durante a tarde a mestranda em Biologia Juliana Ferreira relatou sua experiência no continente antártico.




Professora Jaqueline Pinto entrega presente a palestrante Juliana Ferreira:





As alunas Bruna Pozzebom e Amanda Ravasi fizeram a entrega de um buquê de flores recicladas a Professora e organizadora do evento Jaqueline Pinto:



Daniel Medeiros ministrou a oficina ''Solos conhecer para preservar'', cabendo a professora Jaqueline e ao professor Adilson fazer a entrega do brinde aos palestrantes.



Mônica Minozzo e sua equipe foram oficineiros sobre ''Plantas cultivadas in vitro'':




 Francis Zanella ministrou a última oficina da 1ª Semana do Meio Ambiente do Poli, com deslocamento e visita a Sanga da Bica.



Para chegar a Sanga da Bica teve de ser realizado um pequeno trajeto a pé cruzando pela propriedade da família Assis Brasil.






 Chegada a Sanga da Bica ficou visível o contraste no local de importância histórica, mas que se encontra bastante poluído.


 Além de ser onde tombou o índio Sepé Tiarajú , a Sanga da Bica conta com o resquício de um antigo pontilhão que serviu de trânsito a tropas durante a Guerra do Paraguai e uma antiga bica onde era retirada água.




Assim terminou a 1ª Semana do Meio Ambiente do Poli, sendo um sucesso e tendo o apoio dos alunos e da diretoria da escola que prestigiaram o belo evento organizado pela Professora Jaqueline Pinto. Graças a este evento a educação ambiental alcançou grande parte dos jovens do educandário e devido a isto espera-se já um novo evento no próximo ano e que este possa repetir o sucesso deste passo inicial dado neste ano.

Fotos por Murilo Lopes, Handrick Morais, Amanda Ravasi e Letícia Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário